ba

widgeo.net

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ogum megê

Seu Ogum Megê

Ogum é um dos 7 Orixás, cultuado nas religiões de Umbanda e Candomblé; corresponde a São Jorge, Santo Católico, no sincretismo religioso. Seu dia é 23 de abril.

Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução. O campo de atuação psicológica de Ogum é a linha divisória entre a razão e a emoção. Sua Coroa é regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos e dos seres em todos os sentidos.

Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ogum é o ferreiro dos Orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um Orixá valente, traz na espada tudo o que busca.

Ogum Megê é um desdobramento do Orixá Ogum, é falangeiro deste Orixá, juntamente com: Ogum Beira-Mar, Ogum Rompe-Mato, Ogum Naruê, Ogum Yara, Ogum Dilê e Ogum Matinata, dentre outros.

Seo Ogum Megê é guardião das cercanias da calunga pequena (cemitério) e do entorno de qualquer lugar aonde há pessoas enterradas. Este Ogum, que trabalha na Linha das Almas, é poderoso no desmanche de trabalhos de magia, bem como, quando para o bem, na feitura dos mesmos.

Ogum Megê é muito evocado nas desobsessões e também revela-se grande curandeiro. Estas qualidades do Guerreiro Ogum Megê devem-se ao fato de que gira no astral em perfeita harmonia com seu Abaluiaiê, qualidade que lhe atribuí o Axé de Omulú somado ao Axé de Ogum. Este poder, com licença de Yansã, lhe confere amplo domínio sobre os eguns (espíritos dos desencarnados).

Seo Ogum Megê é também forte aliado povo Megê, africano, e trabalha como fiel escudeiro das maravilhosas entidades na Umbanda que são os Pretos-Velhos. Saravá Seo Ogum Megê, obrigado pela vitória de ontem , hoje e sempre! Ogunhê!

Saravá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário